FEIRAS DE CIÊNCIAS
1. FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PANTANAL - FECIPAN
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS - Corumbá - MS
A programação conta com feiras de ciência e tecnologia para apresentação de projetos de pesquisa, desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental, médio e de cursos técnicos integrados de instituições de ensino públicas ou privadas.
Site: http://sistemas.ifms.edu.br/semanadetecnologia/semanadetecnologia_2017/
2. IX SIMPÓSIO DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PROGRAMA CIENTISTAS APRENDIZ
Colégio Dante Alighieri - São Paulo
O “Cientista Aprendiz” é um programa de pré-iniciação científica para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri. Com início em 2006, o projeto nasceu do grande interesse dos alunos pelas atividades de laboratório e pelas diferentes áreas da pesquisa científica.
Site: https://www.colegiodante.com.br/cientistaaprendiz/
3- DOM BOSCO PROMOVE 28ª MOSTRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA “ MOSTRARCE 2018”
Imperatriz MA
A Mostrarce é um evento de incentivo continuo na formação de iniciação cientifica de estudantes e professores da educação básica.Registra-se que este projeto iniciou há 28 anos em Imperatriz – MA, através do corpo docente do Complexo Educacional Dom Bosco, objetivando fazer com que o aluno aprenda a aprender com criatividade, rigor cientifico, inovação e sensibilidade social.
4- SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG
CEFET -MG
Belo Horizonte - MG
Trata-se de um evento aberto ao público, com o objetivo de reunir alunos, professores e funcionários em torno de debates, seminários, minicursos e conferências sobre cultura, ciência e tecnologia, em diversas áreas do saber.
Site: http://www.administracao.bh.cefetmg.br/2019/10/15/15a-semana-de-ciencia-tecnologia/
5- VII TALENTO CIENTÍFICO JOVEM
Universidade Federal da Paraíba - UFPB
João Pessoa - PB
O objetivo do da exposição é estimular o interesse por áreas das ciências e tecnologias, a partir da abordagem do conteúdo visto em sala de aula sob o ponto de vista da investigação científica.
6- MOSTRA CIENTÍFICA DO IFRN CAMPUS IPANGUAÇU
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Ipanguaçu - RN
O evento Mostra Científica do IFRN Campus Ipanguaçu consiste em uma Feira Científica com exposição de experimentos científicos elaborada no âmbito das escolas da rede pública e privada das escolas da região do Vale do Açu.
Site: https://eventos.ifrn.edu.br/mostracientificaifrnip/
7- EXPOSIÇÃO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Colégio Anglo Líder - São Lourenço da Mata
São Lourenço da Mata - PE
A EXPOCETI - Exposição de ciências, engenharia, tecnologia e inovação é uma feira que surgiu com o proposito de incentivar jovens a desenvolverem pesquisas cientificas, com o intuito de geral conhecimento. A exposição já está em sua 5ª edição.
Site: https://www.even3.com.br/expoceti4/
8- BRAGANTEC - FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP
Bragança Paulista - SP
Acontece anualmente no campus Bragança Paulista, durante 3 dias em Setembro. A BRAGANTEC recebe projetos de alunos do ensino fundamental (8º e 9º anos), ensino médio e técnico, nas áreas de Ciências da Natureza e Exatas, Ciências Humanas e Linguagens, Engenharias e Informática.
Site: https://bra.ifsp.edu.br/bragantec/
9- 4ª FEIRA DE CIÊNCIAS E MOSTRA CIENTÍÍFICA DE SERRA TALHADA
UAST/UFRPE
Serra Talhada - PE
A 4ª Feira de Ciências e Mostra Científica de Serra Talhada visa incentivar a produção científica nas escolas, oportunizando a apresentação de pesquisas através de projetos e experimentos, além de auxiliar na divulgação da ciência.
Site: https://mostracienciapajeu.wixsite.com/2019/
10- SCMB - FEIRA DE CIÊNCIA NO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA (IME)
Instituto Militar de Engenharia (IME)
Urca, Rio de Janeiro - RJ
Com o tema “A matemática está em tudo”, o Instituto Militar de Engenharia (IME), realizou de 17 a 20 de outubro de 2017 a XVIII Semana de Ciências e Tecnologia. Participaram do evento os Colégios Militares do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora e Fortaleza, os quais apresentaram trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental e do 1º Ano do Ensino Médio nas disciplinas e áreas do conhecimento de Desenho, Artes, Física, Química e Matemática.
Site: http://www.depa.eb.mil.br/noticias/126-scmb-feira-ciencia-ime
11- FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
Colégio Bandeirantes
São Paulo – SP
O tema do evento desse ano foi: “Soluções reais para problemas atuais”.
Site: https://colband.net.br/tag/feira-de-ciencias
12- FECETE - FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa
Santa Rita do Sapucaí – MG
O objetivo do evento é promover o intercâmbio de conhecimento entre alunos que integram as redes pública e privada, incentivar a pesquisa científica e divulgar novas tecnologias. A feira é voltada aos alunos de 8º, 9º ano, médio e ensino técnico.
Site: https://www.etefmc.com.br/noticia-23-06-2015-fecete-feira-estadual-de-ciencias-e-tecnologia
13- FEIRA DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Universidade Federal de Viçosa
Florestal – MG
Os objetivos da FECITEC/UFV são:
Desenvolver e consolidar as relações acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) e culturais da UFV Campus Florestal com a Educação Básica do município de Florestal e região;
Incentivar a promoção de Feiras de Ciências e ou Mostras Científicas nas Escolas de vários municípios do Estado de Minas Gerais, estimulando o interesse dos estudantes, do Ensino Básico e Profissionalizante, pelas ciências e o desenvolvimento de pesquisas e da inovação.
Site: http://www.fecitec.caf.ufv.br/
14- EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALUNOS DE CURSOS MÉDIOS E TÉCNICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Escola Técnica Rezende Rammel
RIO DE JANEIRO - RJ
Exposição da Produção em Ciência e Tecnologia de Alunos de Cursos Médios e Técnicos do Estado do Rio de Janeiro.
Site: http://www.etrr.com.br/
15- 9ª EXCETEC - EXPOSIÇÃO CHRISTUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
colégio christus
Fortaleza - CE
Tem intuito de incentivar os alunos do 8ºAno do Ensino Médio à prática da pesquisa científica.
Site: https://www.christus.com.br/
16- FECEAP - FEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA DO AMAPÁ
SEBRAE
Macapá, AP
Tem o objetivo de alcançar estudantes regularmente matriculados em escolas brasileiras ou de outros países no ensino fundamental, ensino médio e/ou técnico, e ensino superior das redes pública ou privada, com idade máxima específica por modalidade de ensino.
Site: https://doity.com.br/feira-de-engenharia-e-ciencias-do-amapa-feceap
17-5ª FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PALOTINA
Universidade Federal do Paraná Setor Palotina
Curitiba - Paraná
Ciência, tecnologia e inovação são assuntos que andam fervilhando na cabeça de crianças e adolescentes do município de Palotina. A feira tem sua atenção voltada para estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio que estão se dedicando a projetos e experimentos para serem apresentados na quinta edição da Feira de Ciência e Tecnologia (Fecitec).
18- FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
COLÉGIO SANTA
TERESINHA - CAMPO BOM - RS
A FIC Open é uma iniciativa do Colégio Santa Teresinha que visa valorizar, divulgar a atividade científica e engajar os alunos na pesquisa, como também proporcionar a troca de vivências e a integração. Nesta perspectiva, a iniciação científica caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal de auxílio para a formação de uma nova mentalidade e postura no aluno.
Site: http://www.santa.g12.br/site/?p=25768
19- 16ª MOSTRA CIENTÍFICA DO COLÉGIO FAAT
Colégio FAAT
Atibaia - São Paulo
A proposta principal do evento, como em anos anteriores, foi de incentivar os alunos a praticar os conhecimentos adquiridos nas salas de aula, nos Clubes oferecidos pela instituição e, principalmente, no Programa de Iniciação Científica Jr (IC Jr). A feira é voltada para estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
Site: http://www.colegiofaat.com.br/artigo/xvi-mostra-cientifica
20- FEIRA DE CIÊNCIAS, EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO DA BAHIA - FECIBA
Instituto Anísio Teixeira - IAT
Salvador - BA
O projeto Feira de Ciências da Bahia (Feciba) foi idealizado em 2010 pelo Instituto Anísio Teixeira - IAT com o objetivo de estimular a relação ensino-aprendizagem e fomentar o protagonismo dos estudantes na construção do seu conhecimento. A base do projeto é estruturada na pesquisa como ferramenta que busca integrar todos os componentes curriculares e com isso promover o estudo interdisciplinar e lúdico.
Site: http://escolas.educacao.ba.gov.br/feciba1
21-EXPO X
FEUC - Fundação Educacional Unificada Campograndense
Rio de Janeiro
Apresenta como principais objetivos a iniciação cientifica, o desenvolvimento do senso de investigação e pesquisa, a formação crítica dos futuros profissionais matriculados nos diversos cursos técnicos oferecidos pelo CAEL e a integração entre instituições de ensino regionais e de outros estados.
Site: https://www.feuc.br
22-CIÊNCIA VIVA
Universidade Federal de Uberlândia
Uberlândia – MG
Com o objetivo de incentivar a iniciação científica na Educação Básica, uma parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) .
Site: http://www.comunica.ufu.br/noticia/2019/11/ciencia-viva-revela-novos-cientistas
23- 15ª FEIRA DE CIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE MOJU, PA - XIV FEICIMM
UEPA - MOJU
MOJU/PA
Tem como objetivo produzir oportunidade de exibir trabalhos ou êxitos que deixaram plenos de orgulho seus autores e frequentemente têm estimulado o progresso, o intercâmbio de bens e de ideias.Vale ressaltar que além da melhoria da qualidade do ensino de Ciências os trabalhos classificados nas feiras têm possibilidades de participar de Feiras regionais como a FEICITEC- Feira de Ciências e Tecnologia do Nordeste do Pará.
Site: http://gpadcmoju.blogspot.com/?m=1
24- SIAC
Universidade Federal do Rio de JaneiroRio de Janeiro
O objetivo é assegurar o espaço para a apresentação e a discussão dos trabalhos de ensino, pesquisa e de extensão desenvolvidos na UFRJ, proporcionando a troca de experiências entre estudantes de ensino médio, de graduação e de pós-graduação, professores e técnicos administrativos.
Site: https://siac.ufrj.br/
25- SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Nacional
Outubro é o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Com atividades coordenadas pelo MCTIC, a celebração tem o objetivo de mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas em uma articulação com a a Presidência da República para intensificar as atividades de popularização da ciência, a partir deste ano, o mês de outubro será o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Site: https://snct.mctic.gov.br/
26- FECIT-REME
FECIT-REME
Palmas - Município no Tocantins
A FECIT-REME valoriza os processos de construção/re-elaboração/atualização do conhecimento e, não somente o seu produto, pois representam por meio da investigação no ambiente escolar o caminho para a educação científica.
Site: http://www.campogrande.ms.gov.br/semed/fecit/
27- MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS
IFSul - Câmpus Charqueadas
Charqueadas - RS
A MOCITEC é uma Mostra de Ciências e Tecnologias que ocorre anualmente no IFSul Câmpus Charqueadas. O evento está em sua décima terceira edição e destina-se a apresentação, avaliação e premiação de trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em diversas áreas do conhecimento humano, elaborados por estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Educação Profissional de Nível Técnico, Ensino Superior e Pós-Graduação.
Site: http://mocitec.charqueadas.ifsul.edu.br/landingpage/index.php
28- FEIRA DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CATU
Escolas Estaduais de Catu
Catu - BAA
A segunda edição da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de Catu (FECEEC), teve com vários exposições em stands de variados tipos de pesquisas idealizadas e desenvolvidas por estudantes das escolas do município de Catu, com objetivo de elevar o nível de conhecimento dos alunos fazendo-os pesquisar variados temas e apresentar para a população, com isso, um destes poderá representar o município em feiras fora da cidade e do estado.
29- 3ª FEIRA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
FECEJA/Niterói
Niterói - RJ
A feira fez parte da Semana de Ciência e Tecnologia e da programação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).
30- FEIRA DE TECNOLOGIAS, ENGENHARIAS E CIÊNCIAS DE MATO GROSSO DO SUL
Colégio Dante Alighieri
Cerqueira César – SP
É uma feira de projetos de ciências e tecnologia que tem como um de seus objetivos a divulgação das pesquisas de pré-iniciação científica desenvolvidas por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, e nesta edição, do mundo.
Site: https://www.colegiodante.com.br/fenadante/
31- FEIRA DE TECNOLOGIAS, ENGENHARIAS E CIÊNCIAS DE MATO GROSSO DO SUL
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e pelo Grupo Arandú de Tecnologias e Ensino de Ciências
Mato Grosso do Sul
É um projeto realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e pelo Grupo Arandú de Tecnologias e Ensino de Ciências. Tem como objetivo Estimular a criação de trabalhos científicos e aproximar escolas públicas e privadas da Universidade;Fortalecer as redes tecnológicas estaduais e regionais. Seu público alvo é o 8º ano do Ensino Fundamental e os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio (incluindo EJA) e 1º ao 7º semestre do ensino Técnico Nível Médio (integrado ou profissionalizante), para projetos de Mato Grosso do Sul. (FETECMS/EXPOCIÊNCIA) e 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental. (FETECCMS-JR)
Site: http://fetecms.com.br/
32- MOSTRA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha
Novo Hamburgo
É uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.
Site: http://www.mostratec.com.br/pt-br/mostratec
33- Bragantec - Feira de Ciência e Tecnologia do IFSP
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)
Bragança Paulista
A BRAGANTEC é a Feira de Ciência e Tecnologia da região de Bragança Paulista que acontece anualmente no campus Bragança Paulista, durante 3 dias em Setembro. A BRAGANTEC recebe projetos de alunos do ensino fundamental (8º e 9º anos), ensino médio e técnico, nas áreas de Ciências da Natureza e Exatas, Ciências Humanas e Linguagens, Engenharias e Informática. Em 2019 aconteceu a 9A FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
Site: http://bra.ifsp.edu.br/eventos/index.php/bragantec/index/schedConfs/archive
34- FEMUCTI (FEIRA INTERMUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO DO VALE DO CAFÉ
FEMUCTI
Miguel Pereira - RJ
O objetivo do evento é estimular a iniciação científica nas escolas de ensino básico, bem como a participação dos alunos em olimpíadas de conhecimento. A SIMAVALE também visa proporcionar formação continuada para professores atuantes nas redes de ensino municipal, estadual e particular do Vale do Café, de modo a contribuir para o desenvolvimento da região e fortalecer o corredor científico-cultural do Vale do Café.
Site: https://www.on.br/index.php/pt-br/ultimas-noticias/528-iii-simavale.html
35- V FEIRA DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DE IGARAPÉ-MIRI (FEICITI)
EMED/CAIIC em parceria com o Instituto Miriense de Ciência e Tecnologia (IMECT)
Igarapé-Miri
A 5ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), vem agregando e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas locais como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.
Site: https://caiic17.wixsite.com/feiciti/feiciti
36- CIÊNCIA JOVEM
Espaço Ciência Pernambuco
Olinda - PE
Por meio da Ciência Jovem, professores e alunos têm a oportunidade de apresentar pesquisas desenvolvidas no seu cotidiano de forma lúdica e criativa, fomentando a cultura científica. Em sua 25 edição, a feira tem crescido a cada ano, tanto no numero de trabalhos apresentados e no alcance regional do evento, quanto na qualidade das pesquisas.
Site: http://www.espacociencia.pe.gov.br/?atividade=ciencia-jovem
37- MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA ZONA NORTE DE NATAL (MOCITECZN)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Natal-RN
É um evento de estímulo ao jovem cientista realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Natal-Zona Norte com o apoio do IFRN. Neste evento desenvolve-se ações de incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico.
38- FEIRA DE CONHECIMENTOS DO RECIFE - FECON RECIFE
Evento da Prefeitura do Recife
Recife - Pernambuco
O objetivo da Fecon é fomentar o pensamento crítico e promover a troca de experiências de conteúdo científico, mobilizando os saberes produzidos pela rede escolar do Recife e o intercâmbio entre as unidades. Em 2018, projeto de sustentabilidade e reciclagem ganhou o primeiro lugar na Feira de Conhecimentos do Recife.
Site: http://www2.recife.pe.gov.br/node/290406
39- SINERGIA: MOSTRA CIENTÍFICA – SUSTENTABILIDADE, INOVAÇÃO E ENERGIA
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
São Leopoldo/RSÉ um evento aberto para visitação pública e que receberá trabalhos de alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Técnico das escolas públicas e privadas da cidade de São Leopoldo. A mostra científica receberá trabalhos nas temáticas de sustentabilidade e energia em um contexto amplo, valorizando a interdisciplinaridade.
40- FEBRACE - FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA
Universidade de São Paulo
Nacional
É um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos.
Site: https://febrace.org.br/
41- EXPERIÊNCIA BETA
Cientista Beta
Nacional
É um programa desenvolvido pelo Cientista Beta que visa incentivar a produção de pesquisa científica durante o ensino médio ou técnico, potencializar o talento e a capacidade de criação de jovens, e produzir conteúdo de qualidade para que estudantes desenvolvam suas pesquisas com excelência.
Site: https://cientistabeta.com.br/experiencia-beta/
42- FEIRA DE CIÊNCIAS DO LITORAL PARANAENSE
Universidade Federal do Paraná
Caiobá - Matinhos - Paraná
A IX Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná incentiva a busca pelo conhecimento e a integração entre os vários níveis de ensino, mobilizando o interesse para as áreas das ciências e a sua divulgação.
Site: http://www.litoral.ufpr.br/portal/blog/noticia/ix-feira-regional-de-ciencias-do-litoral-do-parana/
43- MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO PANTANAL
Universidade do Estado de Mato Grosso (CEICIM-UNEMAT), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
Cáceres - MT
Desenvolvido desde 2012 pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (CEICIM-UNEMAT), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), tem como objetivo incentivar o ensino de ciências pela investigação nas escolas de educação básica, no município de Cáceres, a fim de ampliar o entendimento e o interesse dos alunos pela Ciência. Tem como proposta que os alunos em equipe, sob a orientação de um professor, observem fenômenos ou situações vividas em seu cotidiano.
Site: http://www.mostranopantanal.com.br/
44- FEIRA NACIONAL DE CIÊNCIAS - FENACEB
Brasil
O objetivo é dar visibilidade às descobertas produzidas por alunos de escolas públicas. As escolas podem receber prêmios em dinheiro de acordo com suas categorias.